PERGUNTAS FREQUENTES

Suas perguntas, respondidas

Respostas às perguntas mais frequentes.

A Ouvidoria faz parte da Guarda Municipal?

Não, a Ouvidoria não faz. A Ouvidoria é um órgão AUTÔNOMO e INDEPENDENTE da Guarda.

Quais tipos de atos de indisciplina a Ouvidoria investiga?

A Ouvidoria investiga quatro tipos de atos de indisciplina que podem ser cometidos pelos agentes da Guarda Municipal: uso excessivo ou desnecessário da força; abuso de autoridade; linguagem de baixo calão e uso de linguagem ofensiva.

Quem conduz a investigação?

O ouvidor e os oficiais administrativos conduzem a investigação. O ouvidor possui bacharelado em direito, o que permite o conhecimento do processo de investigação para melhor atender os reclamantes e os agentes da Guarda Municipal.

O que acontece depois que eu registro uma reclamação?

Para saber como é o procedimento investigatório que a Ouvidoria segue, clique aqui.

A Ouvidoria é quem pune o guarda municipal?

Não. Quando a Ouvidoria tem indícios suficientes, nós recomendamos a punição justa do guarda à Corregedoria da Guarda Municipal, que processará o caso. Somente a Corregedoria tem o poder de punir os agentes da Guarda Municipal e estabelecer o grau de punição apropriado.

A reclamação fica registrada na ficha funcional do guarda municipal?

Se houver a punição pela Corregedoria, a referida punição fica registrada na ficha do agente da Guarda Municipal como parte de seus registros de carreira.

O que eu faço se um guarda municipal fizer alguma retaliação ou ameça por eu ter reclamado sobre a conduta dele?

Você deve entrar em contato imediatamente com a Ouvidoria se houver uma retaliação ou ameaça por você ter feito uma reclamação contra um guarda municipal.

Eu posso registrar uma reclamação sem ter o nome do guarda municipal?

Sim. Nesse caso, o ouvidor e nossos oficiais administrativos estão aptos a identificar o guarda municipal por registros e documentos existentes na Prefeitura. Nós podemos entrevistar você num segundo momento para saber se a identificação é positiva por meio de fotos.

Quanto tempo demora uma investigação pela Ouvidoria?

Cada caso é diferente. Algumas podem ser rápidas e outras podem levar mais tempo. Depende de muitos fatores, como, por exemplo, do número de guardas envolvidos e também do número de vítimas e testemunhas envolvidas no incidente. Isso pode tornar a investigação mais demorada.

Eu posso ter uma reunião com o guarda municipal para resolver a reclamação por meio de diálogo?

Sim. Se seu caso é suscetível de mediação, você pode ter a chance de ter um diálogo confidencial com o guarda municipal sobre o incidente, com a assistência de um mediador neutro.

Qual é a diferença entre a Ouvidoria e a Corregedoria da Guarda Municipal?

A Ouvidoria é um contato direto com o cidadão e tem a missão principal de investigação de ato de indisciplina em que a vítima é um membro da comunidade fazendo uma posterior recomendação de processo e punição do ato indisciplinar. A Corregedoria é formada para processar as reclamações, inclusive aquelas enviadas pela Ouvidoria, possuindo poderes para determinar a punição justa e apropriada quando provado o ato de indisciplina.

Eu posso fazer uma reclamação anônima?

Sim. Na condição de terceiro ou testemunha do fato, você poderá fazer uma denúncia anônima. Contudo, precisaremos do nome da vítima e informações sobre como encontrá-la para entrevista e aprofundamento das apurações.