UMA MEDIAÇÃO
Mediação
Depois que você registra uma reclamação, um oficial administrativo passa a cuidar do seu caso. O oficial oferecerá a você a chance de participar de uma mediação. A mediação permite que você resolva a reclamação dialogando diretamente com o guarda municipal que é objeto da investigação. A mediação não gera uma punição administrativa ao guarda municipal, mas oferece um bom resultado mediante o entendimento entre o cidadão e o agente da guarda municipal. A mediação é voluntária. Você tem o direito de não participar, mas a Ouvidoria tem o dever de oferecer nos casos em que é possível.
O que é mediação?
Na mediação, você e o agente da guarda se sentam junto a uma mesa e estão em posição igual de diálogo para discutirem sobre o que aconteceu no incidente. Você não estará sozinho. A mediação será guiada por um treinado e independente mediador. O objetivo da sessão de mediação é promover um entendimento entre as partes. O mediador ajuda você e o guarda a falarem aberta e respeitosamente e ouvirem um ao outro. O sucesso da mediação somente acontece quando você e o guarda concordam que estão satisfeitos com tudo o que foi discutido e resolvido.
Benefícios da mediação
A mediação concede a você o controle sobre o resultado de sua reclamação. Concede a você a oportunidade de falar com o guarda municipal como as ações e palavras dele afetaram você. Isso quase sempre educa o guarda municipal e o ajuda a ver o incidente do ponto de vista do cidadão. Além disso, você pode fazer perguntas ao guarda municipal que vão te ajudar a compreender o ponto de vista dele no incidente. É uma forma de solução pacífica da reclamação.
Nem todas as reclamações podem ser medidas
Não são todas as reclamações que podem ter uma sessão de mediação. Se existe um caso criminal na justiça aberto sobre o incidente; se você iniciou um processo judicial contra o guarda municipal; ou se o incidente envolve lesões corporais ou dano ao patrimônio, não será oferecida a oportunidade de mediação.
Onde e quando as mediações acontecem?
Todas as mediações acontecem na sede da Ouvidoria, que fica na rua Mario Imperial, bairro Ferroviários, junto ao prédio antigo da Faculdade de Direito de Cachoeiro. As mediações são marcadas no melhor dia e horário para seu comparecimento.